terça-feira, 22 de março de 2011

Liturgia Diária. Dia 22 de Março de 2011


2ª Semana do Tempo da Quaresma - Ano Litúrgico “A” - Cor Roxo


Primeira Leitura: Livro do Profeta Isaías 1,10.16-20
10 Ouvi a palavra do Senhor,magistrados de Sodoma,prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus,povo de Gomorra.
16 Lavai-vos, purificai-vos.Tirai a maldade de vossas açõesde minha frente.Deixai de fazer o mal!
17 Aprendei a fazer o bem!Procurai o direito, corrigi o opressor.Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.
18 Vinde, debatamos - diz o Senhor.Ainda que vossos pecados sejam como púrpura,tornar-se-ão brancos como a neve.Se forem vermelhos como o carmesim,tornar-se-ão como lã.
19 Se consentires em obedecer,comereis as coisas boas da terra.
20 Mas se recusardes e vos rebelardes,pela espada sereis devorados,porque a boca do Senhor falou!

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b) 


R. A todos que procedem retamente,
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8 Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 9 não preciso dos novilhos de tua casa *nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R. 16b' Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?17 Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios!R. 21 Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti?É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos.R. 23 Quem me oferece um sacrifício de louvor, *este sim é que me honra de verdade.A todo homem que procede retamente, *eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R.

Evangelho - Mt 23,1-12


1 Jesus falou às multidões e a seus discípulos:2 'Os mestres da Lei e os fariseustêm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.3 Por isso,deveis fazer e observar tudo o que eles dizem.Mas não imiteis suas ações!Pois eles falam e não praticam.4 Amarram pesados fardose os colocam nos ombros dos outros,mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los,nem sequer com um dedo.5 Fazem todas as suas açõessó para serem vistos pelos outros.Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura,na testa e nos braços,e põem na roupa longas franjas.6 Gostam de lugar de honra nos banquetese dos primeiros lugares nas sinagogas;7 Gostam de ser cumprimentados nas praças públicase de serem chamados de Mestre.8 Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre,pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.9 Na terra, não chameis a ninguém de pai,pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.10 Não deixeis que vos chamem de guias,pois um só é o vosso Guia, Cristo.11 Pelo contrário, o maior dentre vósdeve ser aquele que vos serve.12 Quem se exaltar será humilhado,e quem se humilhar será exaltado.'

'Palavra da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário